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23/08/2023 às 17h19min - Atualizada em 23/08/2023 às 17h19min

​Coordenadora Regional de Educação CRE 9 esteve em reunião com o Prefeito Municipal Edson Stefano Takazono

Por: Assessoria - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
Fonte: Assecom PMA
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (22) a Coordenadora Regional de Educação CRE 9, a Profa. Silvia Maria dos Santos juntamente com as Articuladoras do Programa MS Alfabetiza Juciele Rocha Sobreira El Abed e Mariana Senhorini estiveram presentes na Prefeitura de Anaurilândia em uma reunião com o Prefeito Municipal Edson Stefano Takazono, Secretário Municipal Adriano Gonçalves da Silva, Coordenadora Municipal do Programa Maria Florisa G. de Souza Godoy, Formadora Municipal Nayara da Silva Cardoso e diretores e coordenadores da rede municipal de ensino.

O intuito desta reunião foi de realizar uma fala sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica do Mato Grosso do Sul (SAEMS), e a respeito das leis, decretos e resoluções que estruturam essa avaliação externa. Sobre o SAEMS, regulamentado pela RESOLUÇÃO 4.032 de 11/08/2022, e que ele surgiu com o intuito de compreender a realidade educacional do Estado, tendo como objetivo impulsionar o processo de ensino e aprendizagem na região e com o auxílio dos indicadores produzidos, muitas escolas podem reformular suas estratégias e perspectivas educacionais.

Ainda sobre o SAEMS, foi entregue um material, que traz alguns elementos essenciais que compõem esse tipo de avaliação. Sobre os indicadores de qualidade que são ferramentas valiosas que revelam para os gestores a qualidade do ensino e o desempenho da gestão educacional, citamos o ÍNDICE DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL (IQE-MS) publicado em diário oficial, no DECRETO Nº 16.225, DE 7 DE JULHO DE 2023, que Regulamenta o Índice de Qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul (IQE-MS) previsto na Lei nº 5.941, de 24 de agosto de 2022, e dá outras providências.

Esse índice será o indicador da qualidade da educação básica da Rede Municipal de Ensino de Mato Grosso do Sul e o desempenho dos estudantes será apurado por meio do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS), em conformidade com o ano e a etapa de ensino avaliados. Também citamos o ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM DE MATO GROSSO DO SUL (IDAMS), de que trata a Lei Estadual nº 5.724, de 23 de setembro de 2021, e será apurado conforme a metodologia constante no Anexo do Decreto. No Parágrafo único, cita que o IDAMS representa o resultado das avaliações previstas no Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS) e deverá ser utilizado para a aferição do domínio das competências de leitura e escrita dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental das redes públicas de ensino, estadual e municipais, do Estado de Mato Grosso do Sul. O resultado do IDAMS servirá como uma das bases para a concessão do Prêmio Escola Destaque, que é destinado a premiar as escolas públicas estaduais e municipais que obtiverem os melhores resultados de alfabetização e também da contribuição financeira às escolas públicas estaduais e municipais que tenham apresentado os menores resultados de aprendizagem de seus estudantes.

Sobre o cálculo, ele será calculado anualmente pela Secretaria de Estado de Educação, e será publicado em Diário Oficial. Entre os assuntos abordados, também foi falado da Resolução 4.177 de 05 de abril de 2023, que regulamenta a execução do Programa MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização da Criança, que foi instituído pela Lei n. 5.724, de 23 de setembro de 2021, pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED/MS), nas redes estadual e municipal de Ensino. Nesta reunião reafirmamos o fortalecimento da parceria, e o engajamento dos envolvidos, em regime de colaboração visa o sucesso eficaz e permanente na aprendizagem dos estudantes das redes públicas de ensino de Mato Grosso do Sul.
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