07/06/2023 às 14h55min - Atualizada em 07/06/2023 às 14h55min
Na Bélgica, Camila Jara e Lula representam Brasil no 'Latin America Day'
Evento fortalece os laços entre as forças progressistas da América Latina e da Europa; Lula participa através de videoconferência
Por; NAIARA CAMARGO / Correio do Estado - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
Fonte: Agência Brasil
Deputada Federal de MS, Camila Jara, eleita com 53 mil votos / Foto: DIVULGAÇÃO / Instagram Deputada federal de Mato Grosso do Sul, Camila Jara (PT), está em Bruxelas, capital da Bélgica, para participar da segunda edição do evento S&D ‘Latin America Day’.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participará do evento através de videoconferência. O tema da agenda é “Rumo a uma nova Agenda Progressiva UE-América Latina”.
Representam o Brasil neste evento a deputada Camila Jara, o presidente Lula, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante e a assessora da presidência do BNDES, Caroline Proner.
Também estão confirmadas as participações da ex-presidente do Chile e ex-alta comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os direitos humanos, Michelle Bachelet, a secretária de Estado de Mudanças Climáticas da Argentina, Cecilia Nicolini, entre outros representantes da Espanha, Colômbia, Equador, República Dominicana, Peru, México e Uruguai.
O evento fortalece os laços entre as forças progressistas da América Latina e da Europa e discute cooperações. O objetivo é instituir uma agenda social, democrática e ambiental tanto na América, quanto na Europa.
A ocasião reúne ex-chefes de estado e de governo de países latino-americanos e europeus e importantes figuras políticas emergentes de países latino-americanos.
De acordo com a deputada, o diálogo é a base para firmar parcerias. “Sempre acreditamos no diálogo e sabemos que temas como mudanças climáticas, avanço da extrema direita e o fortalecimento da democracia, direitos trabalhistas diante das novas tecnologia, igualdade de gênero e direitos humanos impõem desafios em comum, que podem ser superados com parcerias e cooperação”, pontuou Jara.