31/03/2023 às 21h02min - Atualizada em 31/03/2023 às 21h02min
SMS alerta população para possível surto de Dengue em Anaurilândia
Por: Idelfonso Alves - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
Fonte: Assecom PMA
Hospital Sagrado Coração de Jesus / Fotos: @idelfonso.alves Em Anaurilândia já foram contabilizados aproximadamente 60 casos só na última semana, e os números seguem em alta de casos registrados no município, por conta disso a Secretaria Municipal de Saúde está alertando a população para o surto de Dengue na cidade e no distrito do Quebracho.
Segundo o diretor do HSCJ – Hospital Sagrado Coração de Jesus, Mateus Correa, a situação está super critica, os leitos do hospital estão todos lotados, sai um paciente e entra outro, e assim tem sido a rotina no HSCJ desde meados do atual mês. “Nosso fluxo triplicou neste período de surto, estamos trabalhando sem parar dia e noite, estamos bem cansados, porém estamos nos esforçando o máximo possível para poder atender a todos os pacientes”, comentou Mateus.
Conforme a coordenadora de vigilância epidemiológica, Neuza Guidotti Zandonadi, dos 48 pacientes que foram internados na semana passada, 39 já receberam alta, 09 ainda estão internados e 04 foram transferidos para Nova Andradina no Hospital Regional por conta da gravidade dos casos. “As complicações são devidas as plaquetas que abaixam e não sê estabilizam para voltarem a subir à níveis normais”, explica a coordenadora.
Levando em consideração estes dados e a gravidade dos casos, a Secretaria de saúde de Anaurilândia, por meio da Coordenação Municipal de Endemias, tem intensificado as atividades de combate ao Aedes aegypti, além de ações com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de manter os cuidados no combate à doença.
AÇÕES PROMOVIDAS SMS
A SMS realiza o levantamento de índices rápido para o Aedes aegypti, com ações nos quarteirões e bairros onde foram encontrados focos de mosquitos, inspeção nos quintais, eliminação de criadouros, tratamento focal com biolarvicida e orientações a população sobre os cuidados.
Outra medida intensificada são as visitas aos pontos estratégicos (borracharias, ferro velhos, oficinas, etc.) em parceria com a Vigilância Sanitária. Os agentes comunitários de saúde se juntaram aos agentes de endemias para em uma força tarefa realizar monitoramento de logradouros com inspeção e tratamento com biolarvicida (bueiros, poças d´água, guias de sarjetas, galerias, cavidades de árvores etc.) é promovido pela SMS.