19/04/2022 às 17h00min - Atualizada em 19/04/2022 às 17h00min
Prefeitura de Anaurilândia, Sindicato Rural e Senar realizam curso de operador de retroescavadeira
O curso foi iniciado nesta terça-feira (18), com vários participantes. A duração do curso é de 24 horas/aulas.
Idelfonso Alves - Jca Anaurilândia
A Prefeitura de Anaurilândia, através da Secretaria Municipal de Agricultura, em parcerias com o Sindicato Patronal de Anaurilândia e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), estão realizando o curso de operador de retroescavadeira. O curso esta sendo ministrado no municipio nas datas de 18, 19, 20 de abril
O curso foi iniciado nesta terça-feira (18), com vários participantes. A duração do curso é de 24 horas/aulas. A supervisão, orientação e técnicas de direção e operação estão sob a responsabilidade do instrutores do Senar. No primeiro do curso, aconteceu a aula teórica quando foram abordadas informações sobre a manutenção preventiva e corretiva do maquinário e formação básica na operação de retroescavadeira.
O curso prático será realizado na area rural do municipio. Nesta aula, os alunos aprendem como ser faz o manuseio da retroescavadeira, escavadeira hidráulica e a manutenção da máquina. Para entender o funcionamento e execução do equipamento, o instrutor ensina remover o solo e material orgânico bota-fora, drena solo e executa uma construção de aterro.
“Estamos preparando profissionais para realizar a manutenção básica de máquinas pesadas e operá-las, remover e drenar solos e executar construção de aterros, abertura de valas, canais e carregamento. O curso mostra a evolução e conceituação da qualidade ferramentas da qualidade. Assuntos como a importância da gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, higiene e segurança no trabalho, conscientização sobre o uso de EPI’s, principais doenças ocupacionais, bem como sobre noções de legislação relativas à segurança e saúde organizacional. Portanto, é um curso que formamos profissionais que ao concluírem o curso estão absolutamente aptos a atuarem com toda capacidade, sobretudo, com a realização de um serviço de qualidade”, informou Elcio Moraes.
O prefeito Edinho Takazono ao justificar a realização de cursos, através da Secretaria de Agricultura e em parcerias com os órgãos de qualificação profissional, informa que a meta é garantir o aumento da mão de obra qualificada, principalmente, profissionalizando novos interessados dando oportunidades para que possam ingressar no mercado de trabalho com conhecimento específico. “De uma maneira geral, estaremos garantindo a melhoria de vida das famílias, e tudo isso através da profissionalização”, afirma o prefeito Edinho.