11/08/2022 às 13h02min - Atualizada em 11/08/2022 às 13h02min
Anaurilândia, Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema e Bataguassu estão na mira da fiscalização contra o tráfico de papagaios
PMA iniciou nesta quarta-feira (10) a Operação Bocaiúva
Por: Acácio Gomes - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
Fonte: PMA-MS
PMA iniciou nesta quarta-feira (10) a Operação Bocaiúva / Foto: PMA-MS Com o início da reprodução do papagaio neste mês de agosto, a Polícia Militar Ambiental (PMA) deflagrou, nesta quarta-feira (10), Operação Bocaiúva, que visa combater o tráfico destes animais.
A ação ocorre em todo o MS, porém, com foco principal na região considerada como crítica, da qual fazem parte os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Ivinhema, Bataguassu, Anaurilândia, Novo Horizonte do Sul, entre outros, como Jateí, Santa Rita do Pardo, Três Lagoas, Brasilândia, Naviraí, Itaquiraí, Eldorado e Mundo Novo.
A Operação Bocaiúva envolve policiais no intuito principal de evitar a retirada dos filhotes dos ninhos. As equipes são distribuídas em propriedades rurais e na realização de bloqueios, principalmente nos acessos ao estado de São Paulo.
Imagem: Arquivo / Divulgação / PMA
Como o que interessa ao comprador na espécie é a capacidade que ela tem de aprender a imitar a voz humana, a retirada só é realizada enquanto os exemplares são ainda filhotes.
Por esse motivo, o período de agosto a dezembro é preocupante com relação ao tráfico de animais silvestres no Estado de Mato Grosso do Sul, pois é o período reprodutivo dos papagaios, que é o animal mais traficado no Estado.
Na região do Vale do Ivinhema, denúncias podem ser repassadas à Polícia Militar Ambiental de Batayporã pelo telefone (67) 3443-1095.