25/07/2022 às 09h01min - Atualizada em 25/07/2022 às 09h01min
Após solicitação de vereadores e advogados, Comarca de Anaurilândia receberá novo Juiz Titular em Agosto
Por: Idelfonso Alves - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
Presidente da AMANSUL, Giuliano Máximo, Vice-presidente da OAB-MS, Camila Bastos, Deputado Gerson Claro e o Presidente do Tribunal de Justiça MS, desembargador Carlos Eduardo Contar / Foto: Assessoria A Comarca de Anaurilândia receberá após o dia 05 de agosto próximo, a nomeação de um novo Juiz Titular, que assumirá o cargo logo após a formatura de 14 novos juízes, que será realizada na mesma data no TJ-MS – Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul.
Desde o ano de 2020 a comarca de Anaurilândia se encontra sem um juiz titular, o que tem trazido vários transtornos para os advogados e seus clientes, conforme já foi apurado e publicado pelo JCA Anaurilândia.
O advogado Dr. Paulo Cesar Vieira Araújo enviou ofício ao TJ-MS, para solicitar a nomeação de um Juiz Titular para a Comarca, explicando a situação que se encontrava o acúmulo de processos na Comarca local, expondo a necessidade urgente da nomeação. Também enviou requerimento para OAB-MS e também para Assembleia Legislativa, todos no intuito de solucionar o problema da falta de um juiz na nossa comunidade.
Dr. Paulo Cesar Vieira Araújo / Foto: Idelfonso Alves
O advogado, explica que a comarca estava desde 2020 sem um representante, o que prejudicava a continuidade dos processos, pois a Comarca de Anaurilândia estava com acúmulo de processos e também com falta de pessoal no setor administrativo, uma vez que alguns funcionários foram transferidos e outros se aposentaram.
Solicitação realizada pelos vereadores:
As advogadas, Drª. Daiane Tacca, Drª. Daiani S. Nascimento Guedes, Drª. Thaís Sodera, Drª. Letícia M. Costa Galindo e a Drª. Eliane Vanderlei, estiveram na época em uma sessão na Câmara Municipal de Anaurilândia, onde solicitaram junto aos vereadores que encaminhassem um requerimento ao TJ-MS solicitando a vinda de um juiz titular para a Comarca de Anaurilândia. Os vereadores acataram a solicitação e além de enviar o requerimento estiveram pessoalmente na Assembleia Legislativa onde foram recebidos pelo deputado estadual Gerson Claro, que logo após a reunião com os vereadores, foi juntamente com a vice-presidente da OAB-MS, Camila Bastos e o presidente da AMANSUL, Giuliano Máximo, solicitar ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Contar, que enviasse o quanto antes um juiz titular para a Comarca de Anaurilândia. O presidente do TJ-MS atendeu de pronto a solicitação do deputado Gerson Claro, e marcou a vinda do juiz para Anaurilândia logo após a formatura dos novos 14 magistrados que se dará no dia 05 de agosto próximo.
Vereadores de Anaurilândia, Drª. Letícia M. Costa Galindo e o Deputado Gerson Claro / Foto: Divulgaçã
O presidente da Câmara Municipal de Anaurilândia, Jorge Soares Santana (Jorjão), em entrevista para o JCA ANAURILÂNDIA disse que, “A finalidade do legislativo é trabalhar em prol da comunidade a qual nós representamos. E foi para nós, os vereadores, uma grande satisfação em poder intermediar junto ao legislativo estadual e TJ-MS, e ao final obter êxito nesta demanda”. – Declarou o presidente Jorjão.
Presidente da Câmara Municipal de Anaurilândia, Jorge Soares Santana (Jorjão)
Após solicitação do advogado Dr. Paulo Cesar Vieira Araújo, o TJ-MS, também resolveu o problema da falta de funcionários administrativos, o que já ajudou a caminhar vários processos que estavam em trâmite na Comarca, porém, parados já há algum tempo.
O advogado Dr. Paulo Cesar Vieira Araújo, comemora a nomeação do Juiz Titular para a Comarca de Anaurilândia e explica que é uma conquista pra Advocacia e para a sociedade. “A ausência de um juiz causa transtornos à sociedade em geral e aos advogados(as) atuantes na Comarca, que estava praticamente parada. Esta havendo designação de audiências, porque até há audiência mas não com prioridade que poderia, porque em razão do magistrado exercer função cumulativo aqui em Anaurilândia e Bataguassu, dependia da pauta deste que acaba ficando sobrecarregado! Os processos ficam parados ou caminham de forma lenta, o que nos trás muito transtorno junto aos clientes. Mas voltaremos a realizar audiências com regularidade, entre outras atividades, assim que o novo juiz assumir a Comarca”, explicou.