15/07/2022 às 13h32min - Atualizada em 15/07/2022 às 13h32min
Superlua conhecida como Lua dos Cervos chegou a seu ápice nesta quinta-feira
Esse foi um dos principais eventos astronômicos deste mês; saiba mais sobre o fenômeno que ocorreu esta noite
Jornal VS - Redação: JCA Anaurilândia
Fonte: Nasa
Superlua vista em Goiânia na quinta-feira (Créditos: Reprodução/Instituto de Astronomia Gunstar) Batizada de “Buck Moon” - ou Lua dos Cervos, a Lua cheia de julho, que também é a terceira Superlua do ano, será um dos principais eventos astronômicos deste mês. Segundo Carlos Fernando Jung, um dos proprietários do centro e diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), a Lua estará em seu ponto mais próximo da Terra na noite desta quarta-feira (13) devido sua órbita estar a uma distância de 357.263 quilômetros.
"Em locais onde a poluição luminosa é menor, a Lua vai parecer um pouco maior do que normalmente e mais brilhante. Esta aproximação ocorre porque nosso satélite natural que orbita a Terra possui uma trajetória elíptica a cada 27,3 dias. Desta forma, a Lua se aproxima e se distancia da Terra regularmente", explica Jung.
De acordo ele, o nome “Lua dos Cervos” surgiu devido ao "ciclo de crescimento anual dos chifres de cervos machos, que tipicamente caem em janeiro ou fevereiro e atingem o ápice do crescimento em julho, para que possam estar totalmente formados durante a temporada de acasalamento, que vai de setembro a dezembro".
A agência aeroespacial norte-americana Nasa também preparou um guia de eventos para o mês de julho, que pode ser assistido no canal da instituição (em inglês). Confira:
*Com informações da Agência Brasil.