JCA ANAURILÂNDIA Publicidade 1200x90
17/06/2022 às 12h19min - Atualizada em 17/06/2022 às 12h19min

Mato Grosso do Sul tem 41 lutadores no Brasileiro de KickBoxing no ES

Além das dezenas de lutadores, há quatro técnicos e quatro árbitros na delegação que foi ao Espírito Santo

Por: JUDSON MARINHO - JCA Anaurilândfia
Mato Grosso do Sul tem 41 lutadores no Brasileiro de KickBoxing no ES / Foto: Divulgação
Atletas de 10 municípios estão prontos para representar Mato Grosso do Sul na 31ª edição do Campeonato Brasileiro de KickBoxing, que neste ano será sediado em Vitória (ES).

A competição, organizada pela Confederação Brasileira de KickBoxing (CBKB), começou nesta quinta-feira (16) e segue até domingo (19), com disputas no Ginásio Tancredo de Almeida Neves (Tancredão).

Ao todo, entrarão no ringue 41 atletas na disputa pelo pódio do campeonato, além do título nacional, o Brasileiro serve de seletiva para o Campeonato Pan-Americano da modalidade, que está previsto para novembro, em Cascavel (PR).

Segundo a Federação de KickBoxing de Mato Grosso do Sul (FKBMS), compõem a equipe do Estado atletas de Anaurilândia, Caarapó, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Maracaju, Ponta Porã, Sidrolândia e Terenos.

No ano de 2021, o Estado terminou na 11ª colocação no quadro geral de medalhas, com 76 lutadores na disputa, esta foi a melhor posição que Mato Grosso do Sul já conseguiu no Campeonato Brasileiro.

De acordo com a CBKB, o Campeonato Brasileiro em Vitória (ES) tem 2,6 mil atletas de todo o Brasil inscritos. A competição será realizada com lutadores de todas as categorias de peso e idade, de seis a 46 anos.

O presidente da Federação de KickBoxing de Mato Grosso do Sul, Joemerson Leite, acredita que a categoria sub-17 da delegação pode trazer bons resultados. 

“Estamos bem otimistas para esta edição, estamos indo com a equipe sub-17 mais qualificada do que nos anos anteriores. Apesar de os atletas adultos estarem competindo de igual para igual com o cenário nacional, estamos muito bem representados pela equipe sub-17”, disse Joemerson.

Os atletas que estão em Vitória (ES) se classificaram para o Brasileiro por meio do Campeonato Estadual de KickBoxing, que contou com a presença de 317 lutadores.

Após os resultados do Estadual, a federação fez a convocação oficial dos atletas vencedores para o Campeonato Brasileiro, que é o principal evento nacional neste ano, sendo uma oportunidade para os atletas se classificarem para as competições continentais da modalidade.

Fala atleta
Um dos atletas que vão representar o Estado no Brasileiro é Sidinei Carmo de Souza, 28 anos, que luta na categoria de 57 kg.

Lutador do município Caarapó, Sidinei começou a praticar kickboxing em 2015, em uma academia da cidade, e desde então tornou-se um dos destaques da modalidade no Estado.

Em 2017, Sidinei mudou-se para Campo Grande, onde surgiu a oportunidade de ele treinar no CT Fenix Team. Com foco no esporte, o lutador foi convocado para a seleção brasileira de kickboxing, em 2018 e 2019, tornando-se na época o primeiro colocado no Ranking Nacional da Confederação Brasileira de KickBoxing (Low Kick – 57 kg).

Para Sidinei, a expectativa nesta edição do Brasileiro é positiva. “Venho me esforçando nos treinos e nas aulas. A preparação precisou conciliar a rotina de trabalho, mas estou firme e me sinto preparado”, disse.

Sidinei já foi campeão do Campeonato Brasileiro em sua categoria em 2018, além de acumular títulos no Pan-Americano no mesmo ano, no Sul-Americano e na Copa América, em 2019.  

Dificuldades na Viagem
Apesar da ajuda do governo do Estado, por intermédio da Fundação de Esporte e Lazer (Fundesporte), os atletas e a delegação de Mato Grosso do Sul teve dificuldades para conseguir recursos para a viagem.

De acordo com o presidente da Fkbms, o transporte de ônibus dos atletas foi bancado pelo governo do Estado, porém, de Campo Grande para Vitória (ES) são quase 2.000 km.

Com esta distância, a delegação sul-mato-grossense levará 40 horas para chegar à capital capixaba de ônibus, uma verdadeira prova de dedicação ao esporte.  

Além da resistência em viajar por tanto tempo, outros desafios são encontrados. Viajar para esses eventos geralmente custa caro, atletas e equipes se organizaram de todas as formas para arrecadar dinheiro.

“Muitas equipes fazem rifa para conseguir fundos para custeio da viagem, mas quem banca mesmo é o patrocínio, ainda são poucas empresas privadas que se dispõem a ajudar um atleta”, declara Joemerson.

Ainda falando sobre os recursos necessários para a viagem, Joemerson explica os custos extras que a delegação enfrenta. “Os atletas precisam levantar custos para hospedagem e alimentação, são no mínimo três diárias de hotel para cada atleta, eles vão ficar longe de casa do dia 14 até o dia 21”, explica.

O lutador Sidinei sentiu o cansaço da viagem até a cidade de Vitória. “Passei por esta viagem longa de ônibus de mais de dois dias, além da dificuldade e da necessidade de cortar peso sozinho, tudo isso é mais difícil do que as pessoas pensam”, disse.

 
SAIBA
O kickboxing é um esporte de combate que se originou por meio das técnicas de boxe e karatê. Passado um processo de 25 anos, a modalidade foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como esporte olímpico, em junho do ano passado. Possivelmente, a modalidade será incluída nos próximos dois ou três ciclos olímpicos.

Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jcanaurilandia.com.br/.
    JCA ANAURILÂNDIA Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp