Foi numa manhã de sábado ensolarado que chegamos na Chácara Bela Vista em Anaurilândia para fazer uma visita e bater um papo com o seu proprietário, Sr. Moacyr Gomes, 89 anos. “Seu Moacyr” como é conhecido por todos por aqui em Anaurilândia, fez questão de nos receber vestido com trajes de boiadeiro, sua tão amada profissão de longos anos. Foi uma conversa descontraída embaixo de um frondoso pé de jequitibá, que ele imagina ter mais de 200 anos.
Sr. Moacyr trabalhou com a lida do gado por várias décadas, conduziu, juntamente com outros peões, boiadas de uma localidade para outra, o que era comum naquela época que não havia estradas e caminhões como hoje.
Sr. Moacyr Gomes contou belíssimos causos, com muita emoção nos narrou suas experiencias ao longo desses 89 anos muito bem vividos, com saúde e uma vitalidade de fazer inveja ao um garotão de 20 anos.
No final dos anos 70, “Seu Moacyr” recebeu uma proposta de um fazendeiro renomado aqui da região do Vale do Ivinhema para ir abrir e administrar uma fazenda em Boca do Acre, divisa do estado do Acre com o estado do Amazonas, e por lá viveu por alguns anos, mas devido as diferenças do clima, cultura e saudades de Anaurilândia, voltou para ficar próximo da família e cuidar de sua propriedade, e aqui ele está até os dias de hoje.
Participou do bate papo a sua filha Raquel Gomes e o amigo da família, o vereador Jorjão.