Os Dias de Campo do Projeto Rural Sustentável, visam a troca de experiências entre produtores(as) rurais, técnicos(as) de assistência técnica e extensão rural, os ATECs, e organizações de produtores(as), as OSPs, para a promoção e disseminação da adoção de novas tecnologias produtivas.
O Dia de Campo ocorreu no Sitio Empório country, lote 62, de propriedade do Sr. Ailton e de sua esposa, Dona Eliane, no Assentamento Barreiro. No sítio o Sr. Ailton está produzindo goiabas de altíssima qualidade, “a minha produção ainda é pequena, mas estamos aumentando gradualmente. Toda a nossa produção deste ano já foi comercializada graças a Deus”, comentou o assentado.
O Secretário de Agricultura de Anaurilândia, Élcio Moraes esteve presente no evento juntamente com a Drª. Daine Tacca, e falou sobre a importância do Dia de Campo promovido pelo Projeto Rural Sustentável-Cerrado no município de Anaurilândia, "esses eventos do projeto rural sustentável no município é de extrema importância no sentido de levar aos beneficiários conhecimento através das palestras nos Dias de Campo e a importância da assistência técnica proporcionada para os cadastrados", enfatizou Moraes.
Contou com uma participação de mais de 50 participantes inclusive alunos da Escola Prof. Ezequiel Balbino do distrito do Quebracho, que vieram acompanhados da diretora da Escola, Paloma D´angelis, porém a maioria eram produtores e produtoras rurais.
O palestrante foi o Tecnólogo em Agronegócio e especialista em fertilidade de solos; o engenheiro agrônomo, Jeferson da simbiose, que na oportunidade demonstrou como realizar a medição para descobrir qual o PH da terra.
O monitor local do Projeto Ernando Aguilar responsável pela organização do evento enfatizou a importância da participação do poder público junto ao projeto, segundo ele com esse apoio do poder público todos se sentem mais abraçados e fortalecidos. “agradeço imensamente ao lider do P.A Esperança, Sr. Rosalvo Mota; uma pessoa batalhadora e incansável sempre buscando o melhor para a comunidade de forma igualitária. Além de sempre ajudar no apoio dos eventos”, comentou Ernando.
" O projeto veio para unir forças em prol de uma agricultura mais sustentável." Disse o Monitor Ernando.
Agradeceu o apoio que sempre a prefeitura de Anaurilândia presta através de suas secretárias; agricultura e infraestrutura.
Na região de Anaurilândia, o projeto beneficia mais de 100 produtores cadastrados diretamente.
Para saber mais informações dos Dias de Campo, entre em contato com o(a) monitor(a) da sua região. Há também os canais de atendimento do projeto: nosso call center, 0800 038 6616, e Whatsapp, pelo (61) 98413-9285. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, horário de Brasília.
Financiado pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional, o PRS – Cerrado é resultado de parcerias que objetivam aumentar a renda e a produtividade de produtores e produtoras rurais do bioma Cerrado, sem agredir o meio ambiente. O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) é o responsável pela execução e administração do projeto e a Associação Rede ILPF, por meio da Embrapa, é a responsável pela coordenação científica e apoio técnico.