JCA ANAURILÂNDIA Publicidade 1200x90
13/03/2024 às 09h14min - Atualizada em 13/03/2024 às 09h14min

​MS e outros estados serão afetados por bolha de calor

Por: Redação O Globo - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
Fonte: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Imagem: Divulgação

O portal meteorológico MetSul alerta que o parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, que antes sofriam com uma onda de calor, agora terão que lidar com uma "bolha de calor". O fenômeno pode elevar as temperaturas para 45 °C. Apesar disso, há previsão de chuvas intensas em partes do Nordeste e Norte do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme O Globo,  Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo serão impactados pela "bolha de calor" nos últimos dias do verão de 2024 que termina na terça-feira (19), segundo o MetSul. Já de acordo com o alerta do Inmet, o calor intensivo deve ficar restrito ao Sul do país, além de MS e SP.

O que é a 'bolha de calor'?

Segundo o MetSul, devido à "bolha de calor", as temperaturas podem chegar até 10 °C acima do normal em algumas regiões. O fenômeno ocorre em áreas de alta pressão quando uma cúpula de calor é criada e permanece sobre a mesma área por dias ou até semanas, segurando o ar quente embaixo.

Alertas de "Perigo" e "Perigo Potencial"

O Inmet emitiu dois alertas, um de "Perigo" e outro de "Perigo Potencial" para as onda de calor que também afetas as regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste. O fenômeno se estabelece quando as temperaturas permanecem 5 °C acima da média durante, pelo menos, 5 dias seguidos. Os avisos, nas cores laranja e amarelo, tem duração prevista até às 18h de quinta e sexta-feira. O calor excessivo pode apresentar riscos à saúde.

O que significa a mancha laranja na previsão?

Além disso, o órgão também alerta para chuvas intensas em parte do Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Uma mancha laranja, espalhada pelo litoral do Nordeste até às 23h59 de quarta-feira, indica que pode chover entre 30 e 60 mm/h e ventos de até 100 km/h. Também há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Neste caso, o órgão recomenda que em caso de rajadas de vento, evite se abrigar debaixo de árvores, pois há possibilidade de queda e descargas elétricas.

Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jcanaurilandia.com.br/.
    JCA ANAURILÂNDIA Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp