JCA ANAURILÂNDIA Publicidade 1200x90
08/01/2024 às 08h38min - Atualizada em 08/01/2024 às 08h38min

Estado abre processo seletivo do Pronatec para educadores atuarem no Programa Mulheres Mil

Inscrições começam na segunda-feira (8) e são para cadastro reserva de professores, coordenadores, supervisores e orientadores

Por: SUELEN MORALES - Redação: JCA ANAURILÂNDIA
As inscrições ficarão abertas até o dia 5 de fevereiro de 2024. / Foto: Gov/MS
Com foco na educação e empregabilidade de mulheres em vulnerabilidade social, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SED), convoca educadores para atuar, de maneira temporária, nos cursos de Educação Profissional oferecidos pela Rede Estadual de Ensino (REE/MS) no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), voltados ao Programa Mulheres Mil.

De acordo com o Edital nº 1/SED/2024, publicado no Diário Oficial do Estado, as vagas são exclusivas para quatro atividades específicas: Coordenador Técnico de Curso, Professor, Supervisor Local e Orientador Acadêmico Local, que ficarão num banco de reservas.

Podem participar do cadastramento profissionais com formação em nível superior, devidamente habilitados em cursos de Tecnologia, Bacharelado ou Licenciatura. É necessário ainda, possuir diploma ou certificado de conclusão de curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), alinhado ao eixo tecnológico oferecido pela SED/MS no âmbito do PRONATEC.

O formulário para inscrição estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 8 de janeiro, até às 23h59min do dia 5 de fevereiro de 2024. Os interessados podem acessar o link http://sistemas.sed.ms.gov.br/cadastroreserva/ para realizar o cadastro.


Os detalhes completos do edital, incluindo requisitos específicos para cada função e demais informações relevantes, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado (DOE), a partir da página 6. Para acessar o documento, basta clicar aqui.

Programa Mulheres a mil

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), lançou no dia 10 de julho de 2023, a nova fase de adesão ao Programa Mulheres Mil, para a oferta de cursos de qualificação profissional.  

Foram disponibilizadas para as redes estaduais e distrital, 10 mil vagas. Além do investimento de R$ 40 milhões para a retomada do Mulheres Mil, programa que tem como foco o atendimento a mulheres que se encontrem em vulnerabilidade e risco social, vítimas de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, moradoras de locais com infraestrutura deficitária. 

Cursos – o Programa Mulheres Mil abrangerá cursos e programas de qualificação profissional, educação profissional técnica de nível médio e educação de jovens e adultos, nos níveis fundamental e médio, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Todas as estudantes matriculadas receberão auxílio para custeio de transporte e alimentação. 

Ampliação – para a Rede Federal, o MEC aumentou a oferta em cinco mil vagas. Para os Institutos Federais, Colégio Pedro II e escolas técnicas vinculadas às universidades, as vagas passaram de 10 mil para 15 mil. As vagas serão divulgadas por essas instituições durante o período de agosto a dezembro de 2023. 

Formação – com o objetivo de capacitar os profissionais das equipes multidisciplinares das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, já selecionadas na primeira fase de adesão, o MEC ofertará oficinas de formação na metodologia acesso, permanência e êxito, entre os dias 24 e 28 de julho, em Brasília (DF). 

Link
    Notícias Relacionadas »
    Comentários »
    Comentar

    *Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jcanaurilandia.com.br/.
    JCA ANAURILÂNDIA Publicidade 1200x90
    Fale pelo Whatsapp
    Atendimento
    Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp